segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Verdade

Comecei este blog na tentativa de buscar a verdade. Até o nome escolhido condiciona a este pensamento.
Mas, falando verdade, o que é a verdade? Posso dizer que a verdade é a minha. Isto é, o conjunto de valores que creio, sigo e respeito. Isso para mim é verdade. Mas, você que está lendo este texto pode não concordar e, claro, tudo o que eu escrevo aqui para você pode não ser verdade. Mas me responda então: o que é verdade? Vou tentar dar a resposta: a verdade é a minha já que todo ser é matafisicamente verdadeiro. Mas, talvez eu seja louco e negue a objetividade da verdade, mesmo assim eu estarei sendo verdadeiro e, portanto, expressando a verdade.
Claro que, além de me chamar de louco, você pode dizer que a verdade não existe. Mas se a verdade não existe, o que estou escrevendo é mentira. Lembro-me de um ocorrido quando um professor marxista-lenista-comunista estava em sala de aula e dizia que a verdade não existia. Um aluno o questiona dizendo que se a verdade não existia, o que o professor estava falando era mentira. O professor, que revoltado, retruca: isso é mentira. Eu estou falando a verdade. Moral: dizer que a verdade não existe é auto-destrutivo. Dizer que a verdade não existe, e que isso é a única verdade, ela existe na própria frase. Se ao contrário, a verdade existe. Ou seja, se é certo que a verdade existe, isso é certo. Se falso, ela existe.
Outro exemplo, Jesus diz: Eu sou a verdade. Você pode dizer: Jesus não existe. Isso é verdade para você e para Jesus. Ou seja, a verdade existe. Portanto, Jesus existe.
Mais um exemplo: Perguntado para um mulçumano quem era Jesus, ele responde: no sagrado Corão Jesus é um profeta de Allah. Bom, a questão é que Jesus disse que era Deus. Partindo da premissa que para o islamismo Jesus é apenas um profeta, então Jesus é um mentiroso. Bom, se Jesus é um mentiroso, como o sagrado Corão aceita um profeta de Allah que mente?
Mas, você pode dizer: tudo isso é bobagem e a verdade é minha opinião. Por exemplo, em uma aula de história se um professor lhe perguntar quem descobriu o Brasil? Sua resposta: quem descobriu o Brasil foi meu tio. Ele saiu do porto da Sibéria, atravessou o deserto do Saara, subiu no monte Everest e lá em cima declamou: "diga ao povo que fico". Depois atravessou o oceano atlântico e lá do Alasca, disse: "Terra à vista!" e descobriu o Brasil no dia 52 de maio, do ano de 4672. Loucura tudo isso? Não. É sua opinião. É a sua verdade. Neste contexto, sua resposta é verdadeira, pois toda resposta é verdadeira. A questão aqui é: se não há verdade, toda verdade é verdadeira. Ou seja, tudo é verdadeiro e tudo é falso.
São nestas contradições que se encontra o mundo. Se nega a verdade. Por exemplo, peguemos nossos políticos marxistas. Para eles a verdade não existe (começaram em contradição). Seguem a bíblia da insanidade dos ensinos de Karl Marx. Marx mente quando diz que a verdade não existe. A verdade é o que você quiser. Igual ao do meu tio.
Este blog defende a verdade.

Meu nome é Antonio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário